quinta-feira, 20 de maio de 2010

Gestão do conhecimento nas organizações

“A coisa mais indispensável a um homem é reconhecer o uso que deve fazer do seu próprio conhecimento”. Platão

Quando o filósofo Platão disse esta frase há milhares de anos já sabia que ela perduraria para eternidade, mesmo não sabendo os rumos que a humanidade poderia tomar. O fato é que em todos os aspectos da vida o conhecimento é indispensável para a existência humana, tanto para sua sobrevivência, quanto para seu convívio social e desenvolvimento profissional. Não se trata somente do conhecimento técnico, mas também de todas as experiências da vida que resultam em aprendizado.

No mundo empresarial não é diferente, o conhecimento é um valor inestimável, já que ele não pode ser calculado ou tocado, mas cuja importância todos reconhece. O grande desafio, no entanto, é gerir este conhecimento de modo que todos os envolvidos tenham oportunidade de prosperar. Cada vez mais serão necessários profissionais que saibam gerir esses recursos intangíveis e zelar pelo saber.

O que é

Tratada como um modelo de gestão dedicado a alavancar, multiplicar e gerar riquezas a partir do capital intelectual e do conhecimento da organização, ela é um conjunto de técnicas, posturas e condutas dedicadas ao zelo do saber organizacional.

Como é realizada

Por meio da adoção de um conjunto de medidas, ações e posturas coerentes entre si e em torno dos saberes importantes para a empresa e de um compromisso contínuo firmado entre as pessoas e a aprendizagem e o ensino. Gerir o conhecimento envolve favorecer o compartilhamento de experiências, a aplicação e o uso efetivo do saber e a aprendizagem estratégica.

Mais do que produzir os melhores produtos, as empresas devem além de capacitar os colaboradores com treinamentos nas diversas áreas de atuação, buscar estender o saber e a aplicação eficaz do conhecimento àqueles que comercializam, prestam serviços, fazem o atendimento e estabelecem relacionamentos com seus clientes, por meio de capacitação profissional.

http://www.youtube.com/watch?v=A5-sKlCslGA&feature=related


2 comentários:

  1. Adorei Marcinha!!!
    Direto ao ponto!
    Tem que escrever mais menina...
    Bjs,

    Rita Barroso

    ResponderExcluir
  2. Rita querida, acredita que só agora entrei nesse blog, depois de tanto tempo!

    Vou postar de novo.

    Beijos

    ResponderExcluir