quinta-feira, 22 de março de 2012

Cidadania e Desenvolvimento Sustentável


Assunto em contínua pauta no mundo todo, o Desenvolvimento Sustentável vem ganhando força e aliados em prol de sua concretização. Há algum tempo, o estímulo inicial para o assunto, até então pouco difundido, era a necessidade de mudanças de hábitos individuais para promoção da sustentabilidade como, por exemplo, economizar água, energia ou as novas opções de meio de transporte.

Mas hoje, a abordagem é mais séria e profunda, conter o consumo, fazer o uso racional dos recursos não é o bastante, é preciso criar maneiras de reverter um cenário bem delicado. Avançar nas propostas e efetivá-las é um desafio que mobiliza o mundo inteiro, crescer com os pilares do desenvolvimento sustentável de modo equilibrado (econômico, social e ambiental) não é tarefa fácil. O comprometimento e a co-responsabilidade pelo futuro precisa ser coletiva, e envolver todas as esferas: pública, privada e sociedade civil organizada.

Alguns se perguntam, “mas o que eu posso fazer?”. A resposta é simples: engaje-se em alguma causa, projetos, ações, que estejam próximos a você. Comece pela sua casa, seu bairro, cidade, região e vá mais longe. As redes sociais são uma fonte de informação alternativa e reúnem milhares de pessoas com propósitos comuns, vale a pena manter-se informado sobre o que está sendo feito e o quanto o caminho é longo e complexo.

Algumas pessoas associam a sustentabilidade somente à preservação ambiental, isso é um equivoco, pois dois aspectos importantes também precisam andar lado a lado, a economia e o social. O leque é amplo e de algum modo podemos contribuir.

Em menos de cem dias irá acontecer no Brasil uma grande conferência da ONU – Organização das Nações Unidas - sobre desenvolvimento sustentável, a Rio+20, e muitas pessoas ainda não fazem ideia do que se trata ou o que este evento representa. O fato é que entre os dias 04 e 06 de junho de 2012, líderes do mundo todo vão se reunir para discutir meios de transformar o planeta em um lugar melhor para se viver.

O grande objetivo deste movimento é avaliar o progresso feito até o momento e enfrentar os novos desafios emergentes. A Rio+20 focará em dois temas: economia verde (no contexto do desenvolvimento sustentável e erradicação da pobreza) e o quadro institucional para o desenvolvimento sustentável. Além da conferência, no mesmo período acontecerá a Cúpula dos Povos, que trará debates, palestras e atividades sobre os mesmos temas, porém promovidos por grupos da sociedade civil.

O dever é de todos, afinal cada um de nós já contribuímos de alguma forma para a degradação do planeta, cabe termos consciência e encontrar uma maneira de ajudar a preparar um ambiente menos complicado possível para as gerações que estão por vir. Informe-se na sua cidade do que vem sendo realizado, pesquise na internet em sites especializados, junte-se a grupos, ONGs e projetos afins – Seja um ator social e contribua para a qualidade de vida futura. 

                                        



Nenhum comentário:

Postar um comentário