quarta-feira, 14 de março de 2012

Desenvolvimento Sustentável


Rio+20, pessimismo ou realismo?

Tudo bem, admito o Brasil não ser o melhor modelo do mundo em práticas sustentáveis e muito menos um país expert em Economia Verde. Porém, o que se vê nas redes sociais e em alguns sites da área é um burburinho, um tanto quanto desanimador, em relação à conferência Rio+20.

Fala-se de um possível fracasso, em proposta de agenda “tímida”, que a ONU está “desanimada”, que os grandes chefes de Estado não comparecerão, que o Governo está propondo pautas que não se encaixam nos pilares do desenvolvimento sustentável - como o Programa Bolsa Família - que a conferência não chega aos pés do que foi a Eco 92 e etc., etc., etc.

Mas... convenhamos, onde está nessas horas o brasileiro criativo, engajado e mobilizador? Quantos países desejam a oportunidade de parar o mundo por um momento e se tornar o centro principal de atenção, num assunto tão vigente como a sustentabilidade do planeta? Por que ao invés de criticar e “urubuzar” a conferência, essas organizações não contribuem para a criação de uma boa e eficiente agenda?

Em contrapartida, onde está a informação sobre a Rio+20 nos canais abertos? Para o grande público? A data já está marcada, 20 de junho, e quem sequer sabe do que está para acontecer ou muito menos do que se trata? Está na hora de acelerar esse processo, e mostrar que esse Brasil emergente é mesmo a promissora potência do mundo!


Nenhum comentário:

Postar um comentário